Conheça tudo sobre os tipos de Ginástica Laboral

Conheça tudo sobre os tipos de Ginástica Laboral
0 Flares 0 Flares ×

Conheça tudo sobre os tipos de Ginástica Laboral

Tipos de Ginástica Laboral

Tipos de Ginástica Laboral

Quando você faz uma aula de Ginástica Laboral, sabe qual é o objetivo daqueles poucos minutos? Ou acha que os exercícios são feitos aleatoriamente? Os tipos de Ginástica Laboral determinam o objetivo dela.

O correto é que, para cada ginástica, existe um objetivo, uma abordagem e alguns exercícios preferenciais.

A ginástica laboral tem, basicamente, 3 tipos:

 

Check-icon Ginástica Laboral Preparatória

Check-icon Ginástica Laboral Compensatória

Check-icon Ginástica Laboral Relaxante (ou de relaxamento)

As atividades são parecidas, a diferença está mais relacionada ao horário que acontece cada ginástica em relação ao horário da jornada de trabalho. A Ginástica Laboral Preparatória acontece no início das atividades laborais, a Ginástica Laboral Compensatória acontece durante a jornada de trabalho e a Relaxante acontece nos minutos finais da jornada de trabalho.

A Ginástica Laboral Preparatória tem como objetivo diminuir os acidentes de trabalho, pois estatisticamente eles ocorrem na primeira hora de trabalho. Isso é fácil de compreender, muitas vezes o colaborador chega cansado, com sono e inicia a jornada ainda um pouco sonolento. Todos esses fatores levam ao erro e, principalmente, ao acidente de trabalho.

Essa ginástica laboral tem exatamente o objetivo de despertar o colaborador! Por esse motivo o profissional deve ser ativo e estar bem disposto, ser proativo, eloquente e feliz (mesmo que não esteja).

Esse é o benefício, digamos, psicológico da Ginástica Laboral Preparatória. Os benefícios físicos são a preparação das articulações, dos músculos e dos sistema nervoso para a execução da atividade. Com os músculos já “acordados” é mais fácil trabalhar, aumenta a disposição e previne lesões osteomusculares (LER/DORT).

A Ginástica Laboral Compensatória tem o objetivo de relaxar a musculatura durante a jornada de trabalho. Essa normalmente é mais rápida e, em alguns locais, recebe o nome de Ginástica Laboral de Pausa. Essa normalmente é mais focada na parte física e acontece com colaboradores que atuam em atividades extremamente repetitivas.

Tenho um cliente que o ciclo de duração da atividade dura menos de 10 segundos. Eles param 5 minutos a cada hora e isso é significante para manter a equipe saudável!

Por fim, existe a Ginástica Laboral Relaxante (ou ginástica laboral de relaxamento), essa tem o objetivo de aliviar a musculatura após a atividade física proveniente da jornada de trabalho.

Os exercícios desse tipo de ginástica laboral são mais leves e mais direcionado aos alongamentos mais duradouros (maior tempo de duração do alongamento).

O profissional que aplica essa atividade não deve ser muito ativo, nem ficar falando muito. O ideal é que essa ginástica tenha, inclusive uma música mais tranquila.

[grwebform url=”http://app.getresponse.com/view_webform.js?wid=9346403&u=lLF9″ css=”on/off” center=”on/off” center_margin=”200″/]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Artigos relacionados:

3 Pesquisas Científicas sobre Ginástica Laboral
Ginástica Laboral Online (teste grátis)
Ginástica Laboral

Cometário

Loading Facebook Comments ...

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *